sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Smartphone "Um Mundo em suas mãos"

Olá pessoal, 

Dia de Remate!!

Hoje acordei com o telemóvel na mão e surgiu-me uma questão: 
"Que utilidade dou ao meu telemóvel?"

E com isto decidi lançar mais uma pedra ao meu pequeno estrato sobre a prisão tecnológica que abriga maior parte dos jovens e adolescentes e um bom número de adultos. falarei dos smartphones e a forma como usamos em relação a aquilo que é esperado pelo fabricante.

Aqui vamos...

Smartphone "Um Mundo em suas mãos"


O conceito de smartphone, é aplicado às últimas gerações de dispositivos telefones móveis, dotados de alguma inteligência artificial (telefone inteligente), permitindo-lhes com maior facilidade a leitura e processamento de dados e a execução de inúmeras tarefas de forma simples e programada.

O que permite aos usuários dos mesmos, o acesso fácil a uma quantidade de informações relativas ao entretenimento, comunidade científica, fóruns sociais e tantas outras redes que permitem a interacção entre mais de duas pessoas.

Os telemóveis já não são apenas para o intercâmbio de mensagens escritas ou chamadas de voz. Estamos muito além disso e cada vez mais a frente.

Temos tudo e mais um pouco com um smartphone na mão e podemos adapta-lo a nossa realidade ou modo de vida.

O que me questiono é o seguinte:

Até que ponto nós exploramos os nossos smartphones??

O uso que demos aos mesmos é benéfico para nós e adaptado a nossa realidade?

Bom...

Não falarei por todos mas posso ser ousado e falar por mim e por muitos. E pelo que eu vejo, ainda não exploramos os smartphones nem a 40% do uso no pelo qual foram projectados. Existe um sob aproveitamento destes dispositivos. Temos a acessibilidade a um grande mundo e limitamos a nossa apreciação a uma parcela super pequena.

É possível pelo telemóvel poupar esforços, economizar dinheiro, prevenir acidentes, ouvir músicas e ver filmes, rádio, fazer compras, escrever trabalhos, memorandos, consultar o calendário, jogar, localizar pessoas, investigar sobre quase tudo, pagar contas e consultar facturas ou extractos de contas, falar com pessoas em pólos muito distantes e até vê-las em tempo real.


São apenas algumas das funções e serviços, disponibilizados nestes pequenos aparelhos que de certa forma revolucionam o mundo da tecnologia a cada ano que passa.

As marcas são diversas mas os fins são sempre quase os mesmos. Mas para a maioria, o uso destas ferramentas ainda é muito limitado.

Acredito que muitos poderão perguntar-se:

Como ter acesso a isto tudo ou ao menos aprender a manejar?

É lógico que todo o produto de fábrica, se faz acompanhar de um catálogo ou manual de utilizador que servirá de auxílio para aquele que adquire e espera o maior e melhor desempenho para o qual o dispositivo foi projectado. E tais manuais trazem todas as informações desde como ligar e desligar até as codificações para a segurança do dispositivo bem como informações relativas a saúde a quando da exposição sobre os mesmos. O que nós devemos cultivar é o hábito de ler estes manuais.


Mesmo que não sejamos nós a comprar o smartphone, ou recebendo em segunda mão, podemos sempre utilizar ferramentas de busca a nível da Internet e em função da referência do telemóvel, o catálogo nos será disponibilizado. Tudo passa por investigar.

Hoje em dia várias empresas facilitam a forma de aquisição dos seus produtos e serviços e já é possível pagar contas de água ou electricidade via mobile ou mesmo fazer consultas bancárias na mesma modalidade.


Poucos são os que procuram tais serviços mas uma grande maioria é portador e usuário de smatphones de última geração.

Vale a pena ter um bolo para comer apenas uma fatia e desperdiçar o resto?

Éhh..
Enfim..

Podemos sempre dar o melhor uso as ferramentas que temos a nossa disposição, buscando por informações e testando a nossa curiosidade. Nunca é de mais aprender e se bem sabemos, o objectivo de uma máquina é reduzir ao máximo o trabalho do homem.

Mas não adquiram máquinas sofisticadas para usar como se fossem coisas de gerações muito atrás da nossa!!

Fica a dica….

Por: Emerson JC Lourenço AKA Daltton




Em: Esquadra Móvel "A Prisão Tecnológica"

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue